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PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria de Lourdes Alves da Cruz, Larissa Beatriz Francisca de Souza, Lucas Felipe dos Santos Miranda, Sidney Bruno Lima da Silva, Ana Luiza Santos Quirino, Renata Marinho Fernades

Última alteração: 2021-07-01

Resumo


Introdução: O relacionamento interprofissional em saúde impacta diretamente na qualidade da assistência prestada à população, sendo gerador de segurança e satisfação quando embasado na colaboração e comunicação. Contudo, fatores como sobrecarga de trabalho, estresse e particularidades do serviço podem influenciá-lo negativamente, resultando em uma assistência fragmentada e menos eficaz. Diante disso, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) surgem como uma ferramenta para amenizar, prevenir e resolver os impactos negativos no cotidiano do trabalho, visto que auxiliam na diminuição da carga de estresse e tensão entre os profissionais, além disso fortalecem vínculos e melhoram o trabalho em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem acerca do desenvolvimento de uma intervenção com profissionais da saúde de uma Unidade de Saúde da Família. Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de experiência, resultante das aulas do componente curricular Atividade Interativa Interdisciplinar II: Saúde e Cidadania, do curso de graduação em Enfermagem, de uma universidade federal do nordeste brasileiro, durante o segundo período letivo do ano de 2018. Esse componente é ofertado para alunos da área da saúde e objetiva fortalecer o desenvolvimento do pensamento coletivo e reflexivo dos acadêmicos, sensibilizando-os por meio da realidade social vivenciada nas unidades de saúde, do trabalho interprofissional e da integração com a comunidade. Dentre as atividades desenvolvidas na disciplina, está a construção de uma intervenção baseada nas principais necessidades encontradas na USF. Dessa maneira, através de observações e reuniões os discentes decidiram que a intervenção seria direcionada aos profissionais da saúde, pois identificaram atrito no relacionamento interprofissional, advindo do estresse relacionado à rotina de trabalho intensa, que prejudicava a qualidade de vida e o prazer de estarem no ambiente laboral. Para tanto, explorou-se formas para fazê-los relaxar e dedicar um tempo para si, assim, planejou-se a utilização de PICs, por serem tecnologias de baixo custo e elevada efetividade para promoção da saúde, sendo elas: seção de alongamento com musicoterapia, reflexologia palmar, massoterapia e auriculoacupuntura. Resultados: A intervenção foi intitulada: “Ainda temos uns aos outros”, visando fortalecer o relacionamento interprofissional e melhorar a harmonia no ambiente de trabalho. Foi realizada em um período vespertino e contou com a participação de nove profissionais da unidade. A primeira atividade realizada, coletivamente, foi uma sessão de alongamento da musculatura com uma música tranquila, para que também pudessem espairecer. Posteriormente, realizou-se individualmente e concomitante a reflexologia palmar, massoterapia na região cervical e auriculoterapia, sendo esse momento destinado ao descanso, alívio de estresse e tensões corporais. Ressalta-se que a implementação dessas práticas foi orientada e realizada sob supervisão da docente e um discente, ambos fisioterapeutas e com competência para exercer tais práticas. Ao final da intervenção, disponibilizou-se um momento para os servidores compartilharem como se sentiam após as atividades e, segundo eles, tais momentos permitiram-nos se sentirem cuidadosos e valorizados, gerando nos discentes sentimentos de satisfação. Considerações: A vivência na implementação das práticas integrativas ampliou o olhar dos discentes quanto ao uso dessas atividades como ferramenta para promoção do cuidado em saúde e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.

Palavras-chave


Enfermagem; Promoção da saúde; Terapias Complementares; Saúde do Trabalhador