Última alteração: 2018-11-07
Resumo
INTRODUÇÃO: A Gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento e devido ao destaque dado ao idoso nos últimos anos, existe uma grande preocupação e integração dos profissionais da saúde em relação a esse grupo. A população idosa constitui-se como um grupo bastante diferenciado entre si e em relação aos demais grupos etários, e, qualquer que seja o enfoque, a situação dessa parte da população é bastante expressiva. Inserida no cuidado ao idoso, a interdisciplinaridade proporciona maiores benefícios a essa população, pois este é o momento de interação entre disciplinas para superar a fragmentação do conhecimento, implicando trocas de ideias e discussões entre especialistas para a resolução de um problema, com vistas à melhor compreensão da realidade. Essa é a atuação e o objetivo da Gerontologia, na qual várias especialidades se integram, focando nos cuidados à população idosa. Dentro da equipe interdisciplinar está inserido o profissional em fonoaudiologia para integrar as especificidades da sua atuação dentro de uma equipe que proporcionará diversos benefícios para a qualidade de vida e longevidade ao paciente idoso. OBJETIVO: Relatar a prática e a experiência do estágio curricular da graduação em Fonoaudiologia no Centro de Medicina do Idoso (CMI) do Hospital Universitário de Brasília (HUB). CENTRO DE MEDICINA DO IDOSO (CMI): O Centro de Medicina do Idoso (CMI) do Hospital Universitário de Brasília (HUB) realiza atendimento multidisciplinar voltado aos idosos. Dentre as áreas estão: medicina, neuropsicológica, fonoaudiologia, odontologia, serviço social, fisioterapia e enfermagem. Na sexta pela manhã, ocorre o atendimento denominado acolhimento, onde são realizadas avaliações e triagens em cada paciente por todos os profissionais citados anteriormente, com o intuito de assistir o paciente em sua totalidade, proporcionar e estabelecer as condutas gerontológicas atribuindo qualidade de vida a essa população e seus familiares. No fim da manhã toda a equipe multidisciplinar se reúne para expor os achados relevantes de cada especialidade, definição da conduta e seguimento no serviço de cada paciente. Podendo ele dar seguimento para terapias, estimulações, encaminhamento para hospitais mais próximos de sua residência ou ser liberado do seguimento do CMI. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA QUE ATUAM NO CMI NO ESTÁGIO CURRICULAR: A fonoaudiologia aprofunda diariamente seus estudos, aprimorando as técnicas de reabilitação das patologias que são provenientes do processo de envelhecimento e iniciando diversas reflexões sobre a prevenção das mesmas. Atualmente, o fonoaudiólogo redimensiona sua atuação, focando não apenas na reabilitação, mas também na longevidade e qualidade de vida do idoso. Os pacientes atendidos no Centro de Medicina do Idoso do HUB são encaminhados pelo atendimento de regulação, pela rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e por demanda judicial. Sendo essa população proveniente de grande parte do Plano Piloto e das cidades da região leste de Brasília. A maioria dos casos atendidos no CMI é referente a algum tipo de déficit cognitivo a esclarecer, sendo então necessária uma investigação mais aprofundada que será proporcionada pela equipe. Para a avaliação fonoaudiologia é utilizado um protocolo de triagem que contém anamnese detalhada, incluindo os diagnósticos médicos e escores de testes que verificam o desempenho cognitivo e o nível de dependência do paciente, além de avaliação de linguagem e deglutição. Após o atendimento os estagiários de fonoaudiologia e a supervisora discutem os principais achados e as demandas de cada paciente atendido e estabelecem a conduta fonoaudiologia e os encaminhamentos necessários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência dos estagiários no setor tem proporcionado vivências inovadoras para a vida dos discentes em fonoaudiologia, no qual o conceito de interdisciplinaridade se torna algo concreto expandindo os conhecimentos específicos em gerontologia. A experiência dentro da equipe poderá aprimorar a relação prático-teórica do estudante em fonoaudiologia, proporcionando uma visão mais ampla das demandas que o paciente idoso pode possuir. A atuação em equipes multiprofissionais, em diferentes níveis de assistência, e a formação humanista do fonoaudiólogo são enfatizadas nos planos de ensino, durante o desenvolvimento dos estágios supervisionados, que devem ocorrer no 3º e 4º ano da graduação. Portanto, o estágio curricular em Fonoaudiologia se torna imprescindível para a correlação de conteúdo teórico com a prática clínica e para a experiência do aluno no mercado de trabalho, com equipes nas quais há oportunidade de trabalhar e agregar conhecimentos específicos de suas áreas, ampliando então, a formação curricular do estagiário em uma atuação mais consciente sobre os aspectos gerontológicos, vendo o paciente holisticamente.