Portal de Conferências da UnB, Colóquio De Estágio Em Serviço Social – 2º/2021

Tamanho da fonte: 
Desafios socioassistenciais para aquisição do Benefício de Prestação Continuada - BPC
Myrian Rocha Evaristo

Última alteração: 2022-04-30

Resumo


Esse projeto foi desenvolvido para ser aplicado na disciplina de Estágio obrigatório 2 e visa auxiliar os usuários do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS de Taguatinga Norte a solicitar o BPC.
O BPC é o Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, e tem como principal foco a garantia de um salário-mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.  
O Centro de Referência Assistência Social-Cras é a porta de entrada para aquisição do benefício do BPC, é pelo Cras que o usuário se informa e é orientado em como conseguir o benefício. 
O projeto foi desenvolvido seguindo as seguintes etapas: mapear e organizar a demanda de usuários do CRAS que estavam solicitando o BPC, fazer agendamento com esses usuários, realizar atendimento para encaminhar e auxiliar na aquisição do benefício, coletar informações sobre o perfil dessas famílias e realizar um grupo onde os usuários participaram de uma palestra sobre o BPC, com distribuição de material sobre o auxílio e solução das principais dúvidas. 
Esse projeto teve relevância social pela sua importância em disseminar informações para a população e por auxiliar os usuários que se não enquadram no perfil do auxílio BPC, a conseguir solicitar o benefício.


Palavras-chave


Serviço social, estágio em serviço social, bpc, Cras