Portal de Conferências da UnB, Colóquio de Estágio em Serviço Social – 2º/2020

Tamanho da fonte: 
Sala de espera: uma conversa sobre a desigualdade de gênero
Pamella Koehler Gualberto de Brito

Última alteração: 2021-05-20

Resumo


O projeto a ser realizado consiste em realizar uma atividade junto a ação social Sala de Espera correspondendo ao projeto Programa de Atuação do Assistente Social na Saúde coordenado pelas assistentes sociais CT (T) Michele Morais e 1T (RM2-T) Pilar Cler. Ação social que será desenvolvida na Instituição e está prevista no planejamento de 2021, em que consiste na realização de uma palestra por mês para serem ministradas na sala de espera do Hospital Naval de Brasília. A palestra prevista para Março de 2021 seria sobre o tema: “Violência Doméstica, o que é e como combater?” Entretanto, de acordo com o cenário atual de pandemia da COVID-19, não foi possível a realização da atividade na sala de espera, portanto foram reformuladas. Aproveitando o Dia Internacional da Mulher foi confeccionado um folder informativo sobre o contexto histórico da data e acerca da desigualdade de gênero. O projeto tem como objetivo principal fomentar o debate sobre a desigualdade de gênero nas Forças Armadas, assim como demonstrar o caminho percorrido pelas mulheres na MB, investigando as dificuldades e desafios enfrentados por elas para a concretização dos projetos pessoais e profissionais. Por mais discutir os avanços, os retrocessos e ainda o que precisa melhorar na igualdade entre homens e mulheres. O projeto terá alcance reduzido apenas da instituição que será realizado o estágio, devido às condições materiais e o momento vivido pela pandemia do COVID-19.

Foi entregue um kit (com folder, planner mensal, caneta e álcool em gel ) para as mulheres da tripulação no dia Internacional da Mulher de 2021. Não foi possível a realização de outras atividades presenciais previstas no Planejamento do Setor. No primeiro contato com a implementação do projeto de intervenção, ainda no ano de 2020, com a exposição na sala de espera a respeito da trajetória das mulheres nas Forças Armadas e na Marinha do Brasil, assim como, acerca da desigualdade de gênero houve uma considerável participação da tripulação e dos usuários que se encontravam no local. As pessoas que se encontravam na sala de espera realizaram perguntas e comentários sobre o tema. Não foi realizada a entrega de questionários para a avaliação da atividade, mas a atividade em questão cumpriu o objetivo.

Já para a realização do projeto de intervenção de 2021, não foi possível a realização do evento na sala de espera por causa da pandemia da COVID-19 e o risco de contágio. Por isso, foi aproveitado a data do Dia Internacional da Mulher para a entrega do kit acerca da desigualdade de gênero. Devido a natureza da atividade, por ter sido entregue em cada setor do hospital separadamente para não ocorrer risco de contágio da COVID-19, não foi possível a entrega de questionários para a avaliação da atividade, mas o kit obteve uma grande aderência das mulheres que trabalham no hospital. Não foi abordado o tema de violência doméstica na realização da atividade como previsto anteriormente. Devido a pandemia da COVID-19 a realização da atividade do estágio foi um desafio tanto para as assistentes sociais quanto para os estagiários que tiveram que lidar com o medo de contágio e a dura realidade do grande número de mortes e de infectados pela doença. Portanto, dentro do contexto vivido a implementação do projeto de intervenção foi realizada de forma satisfatória, possibilitando também uma valorização das profissionais de saúde do hospital e proporcionando um momento de alívio de tensão dentro do ambiente hospitalar.








Palavras-chave


Estágio serviço social