Última alteração: 2021-10-27
Resumo
O CRESS é uma autarquia com personalidade jurídica de direito público vinculado ao CFESS, tendo como função disciplinar, orientar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Assistente Social. O trabalho do CRESS é orientado pela Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993). Tendo um caráter pedagógico e político em sua atuação, o trabalho realizado pelo CRESS envolve a defesa e orientação dos usuários. Para realizar esse trabalho é importante que o CRESS e seu público estejam próximos, pois ao realizar estratégias de enfrentamento é necessário ter a participação do público.
Diante disso, para se ter o CRESS fortalecido é importante ter a participação dos usuários, seja ela em denúncias ou na defesa de direitos em conjunto com o CRESS. Entretanto, existe um desconhecimento por parte dos usuários de qual é o trabalho do CRESS, ocasionando assim em esvaziamento das atividades e da função do conselho. Esse desconhecimento se dá muitas vezes por algumas falácias de que o conselho é punitivista ou só tem como função registrar a carteira de trabalho.
Em vista dessas problemáticas se tornou um desafio para o CRESS trabalhar em conjunto com seu público, pois em razão dessas desinformações houve um fracionamento dessa união. Por esse motivo, o projeto busca fortalecer esse vínculo, por meio do compartilhamento de informações acerca do CRESS. Através do projeto buscamos fortalecer esse vínculo com os usuários.
O projeto de intervenção foi realizado, por meio de uma cartilha contendo as informações sobre o funcionamento do CRESS, as formas de participação no CRESS e a importância de estar atuando em conjunto com o CRESS. Através, desses assuntos procuramos estimular e mobilizar os usuários a participarem das atividades do CRESS, tendo em vista ser importante essa articulação diante do cenário atual.