Portal de Conferências da UnB, VI Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Enfermagem

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DOENÇAS OCUPACIONAIS EM PROFESSORES DE ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO DISTRITO FEDERA
Gabriela Kneipp Guimarães do Valle, Monica Chiodi Toscano de Campos

Última alteração: 2017-07-27

Resumo


INTRODUÇÃO: A atuação do docente nas instituições vem gerando cada vez mais a incidência de problemas de saúde, tanto no início ou no final do percurso profissional. Devido a isso, o cotidiano adoecido na docência tem sido cada vez mais objeto de estudos por parte de pesquisadores. OBJETIVO E MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa dos dados realizada com 57 docentes atuantes no Centro de Educação Infantil 4 de Taguatinga com educação infantil e estimulação precoce, através de um questionário semiestruturado com o objetivo de identificar as principais doenças ocupacionais que acometem os professores da instituição, sua relação com o tempo de carreira e a procura aos serviços de saúde. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Os resultados obtidos mostraram que os docentes apresentam doenças ocupacionais como problemas ortopédicos (22,8%), de saúde mental (19,29%), na voz (8,8%) e cardiovasculares (7%). Esses problemas estão relacionados às condições de trabalho, à carga horária e a dupla jornada dos docentes.

Palavras-chave


Enfermagem; Saúde ocupacional; Professor.