Última alteração: 2018-04-02
Resumo
Buscando relatar os resultados parciais da minha pesquisa de mestrado, a comunicação propõe-se a uma reflexão sobre alguns aspectos das práticas docentes inseridas no quadro do francês para objetivos específicos (FOS). Num primeiro momento, trata-se de discutir as etapas que precedem a concepção de um programa de ensino FOS, sobretudo quando se tem em vista a preparação profissional de alunos que se encontram nos anos finais da formação superior (ALBUQUERQUE-COSTA, 2015; ALBUQUERQUE-COSTA; PARPETTE, 2016; MANGIANTE; PARPETTE, 2004;2011; MOURLHON-DALLIES, 2008). Num segundo momento, pretende-se por em relevo a última dessas etapas, a elaboração didática, assim como suas implicações para o trabalho do professor. Para isso, serão trazidos como exemplo os participantes e o contexto da pesquisa, a saber, os estudantes de Relações Internacionais inscritos nos cursos de francês do Centro de Línguas da USP, além de algumas das atividades propostas para este público.