Portal de Conferências da UnB, III SEMIFRA

Tamanho da fonte: 
PRATICANDO FRANCÊS NO CIBERESPAÇO: uma proposta de desenho de curso online para a prática da oralidade em francês língua adicional
Cristiane de Castro Alencar

Última alteração: 2018-03-28

Resumo


Neste relato de pesquisa apresento uma proposta de desenho de curso  em ambientes online para a prática da oralidade em francês língua adicional entre futuros professores de francês e profissionais da língua. Este desenho de curso é parte da minha pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Linguística Aplicada da Universidade de Brasília. A partir dele busco ampliar espaços e tempos para a prática da oralidade por meio das atividades online propostas, sobretudo, as atividades de interação oral online. Adotei a metodologia de pesquisa-ação para esta trabalho por se tratar de uma metodologia de natureza qualitativa-interpretativista, por articular estratégias de pesquisa e de ação, além disso, por possuir um caráter iterativo. De acordo com esta metodologia, apresento o desenho do minicurso Praticando Francês no Ciberespaço, com usas etapas de planejamento, de implementação, de prática, de reflexão e de ressignificação, ofertado em 2016 e em 2017 no Programa de Extensão Universitária da Universidade de Brasília.

Palavras-chave


Desenho de curso; Pesquisa-Ação; Interação oral online; Francês Língua Adicional