Portal de Conferências da UnB, III SEMIFRA

Tamanho da fonte: 
Atividades de ensino e produção oral em início de aprendizagem de FLE
Rita de Cassia Gomes

Última alteração: 2018-03-28

Resumo


A presente comunicação tem por objetivo apresentar as reflexões propostas no projeto de doutorado ao qual demos início em agosto de 2017, no programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da FFLCH-USP. Nossa pesquisa tem como foco principal o desenvolvimento da competência de produção oral em início de aprendizagem e nossa atenção estará voltada, sobretudo, para as ações do professor no que tange ao favorecimento dessa competência. A primeira etapa do nosso trabalho consistirá no desenvolvimento da parte teórica, ao longo da qual apresentaremos as principais características do funcionamento de uma interação verbal com o propósito de defender a importância da elaboração de atividades de ensino pautadas na espontaneidade e na co-produção discursiva, associando dois campos de estudo: abordagens interacionistas e Didática de FLE.  A segunda etapa será dedicada à elaboração de um curso de formação no qual procuraremos aliar teoria e prática com o objetivo de construir um espaço em que os professores possam criar atividades de ensino refletindo sobre o favorecimento da produção oral em sala de aula à luz de teorias diretamente relacionadas à questão. A terceira etapa consistirá no oferecimento do curso, na verificação dos procedimentos didático-metodológicos empregados para a elaboração de estratégias de ensino, na análise das atividades elaboradas pelos professores bem como na verificação da pertinência do curso oferecido, ou seja, as contribuições de nossa proposta de formação para a prática dos sujeitos envolvidos na pesquisa.


Palavras-chave


produção oral; ensino; FLE