CHAMADA PARA SUBMISSÕES

Organizado em torno do tema Sociedade, cultura e cidadania na educação em francês, o III SEMIFRA busca ampliar o debate iniciado em suas edições anteriores acerca do papel do ensino de línguas, em geral, e do francês, em particular, na construção da cidadania na atualidade. A proximidade com a sociedade e a cultura do Outro proporcionada pelas tecnologias digitais e as redes sociais ampliaram  nosso contato não apenas com a diversidade linguística do francês mas, sobretudo, com questões contemporâneas ligadas a cultura, igualdade, identidade, conflitos, cidadania. Questões que impõem (re)pensar a organização temática e de conteúdos nas aulas de língua e de literaturas francesas e, antes, a formação das/dos professores de FLE.

Eixos temáticos:

Eixo 1: Estudos de língua francesa com foco na formação de professores.

Eixo 2: Estudos literários de expressão francesa com foco na formação de professores.

Os trabalhos propostos poderão ser apresentados em francês ou português.

Um material visual de apoio elaborado em língua distinta daquela escolhida para a apresentação é recomendado.

As intervenções deverão estar relacionadas à temática geral “Sociedade, cultura e cidadania na educação em francês” e a um dos eixos temáticos propostos.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Modalidades de intervenção:

· Comunicação oral

As comunicações orais terão 20 minutos de duração e poderão apresentar pesquisas ou relatos de experiência explicitando a problemática da pesquisa/relato, sua metodologia, e seus resultados ou possíveis resultados para as pesquisas em andamento.

O III SEMIFRA terá duas modalidades de comunicação oral:

* Relato de pesquisa: comunicações orais que apresentarão os trabalhos de pesquisa de professores, desenvolvidos no âmbito da elaboração de um TCC, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, grupo de pesquisa, entre outros.

* Relato de experiência : comunicações orais que apresentarão o relato de experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito da prática docente.

· Pôster

Nas sessões de pôsteres, serão apresentados os trabalhos de pesquisa de estudantes de graduação.

Orientações para submissão de propostas de comunicações e pôsteres:

Para submissão de propostas, favor acessar a página “submissão” neste portal, onde encontrará as instruções para submissão diretamente neste sistema.

Cada autor poderá enviar no máximo duas propostas.

Submissões de resumos: de 14/12/2017 a 09/02/2018



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .