Portal de Conferências da UnB, IX Mostra de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde

Tamanho da fonte: 
Estágio na Gerência de Vigilância em Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – GVDANTPS
Ítala Gabriela Santos Negrini

Última alteração: 2019-06-13

Resumo


Ítala Gabriela Santos Negrini (Estágiária) , Bethsáida de Abreu Soares Schmitz (Professora do curso de Nutrição), Kelva Karina N. De de Aquino (Preceptora SES).

Minha experiência na Gerência de Vigilância em Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – GVDANTPS foi muito rica.  Participei de reuniões do grupo técnico intersetorial do Programa Saúde na Escola e de reuniões do Programa Crescer Saudável, onde realizei memória de reunião e contribuição na revisão do projeto de capacitação para os profissionais de saúde e educação pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - EAPE. Participei de reuniões para elaboração do projeto - Programa Saber Saúde – Tabagismo, a ser implantado no Distrito Federal.  Além disto, tive a oportunidade de contribuir com varias outras atividades como a participação na exposição dialogada do Projeto Abraçando a Saúde - Tabagismo, aonde foi aplicado um questionário diagnóstico baseado no VIGITEL 2017. Após, este grupo formado por profissionais de saúde, teve a coleta de dados antropométricos feita por mim, uma residente de Gestão de Saúde Pública e outros dois estagiários do Curso de Nutrição. Elaborei um  relatório com os dados obtidos a partir da plotagem dos questionários e da antropometria dos participantes. Também elaborei duas tabelas com a linha do tempo sobre fumantes passivos em domicílio e no trabalho, entre 2006 e 2017 no Distrito Federal e no Brasil (masculino, feminino e total) para o boletim epidemiológico de tabagismo. Estes dados foram obtidos a partir do banco do VIGITEL nestes anos citados.  Finalizando este tópico, foi realizada uma ação externa na Feira dos Importados, visando o Dia Mundial sem Tabaco, aonde foram executadas ações de promoção da saúde com a comunidade. Outra atividade desenvolvida foi a exposição dialogada do Programa Ginástica nas Quadras, quando elaborei junto com a residente,  um projeto de integração do Ministério da Educação e Secretaria de Saúde, visando o incentivo a maior prática de atividade física na comunidade, por meio de uma maior integração entre estes setores. Elaboramos um questionário diagnóstico,  e aplicamos o mesmo a profissionais de saúde e educadores físicos. Após, realizamos a plotagem dos dados,  e a elaboração de relatório  para a  apresentação no Comitê de Promoção da Saúde.

A GVDANTPS fica localizada no Estádio Nacional Mané Garrincha, e por isso se encontra a mercê da agenda cultural local, e dessa forma não se têm  um lugar  físico específico para fazer o estágio, mas isto não chegou a ser um ponto negativo, pois fiz vários contatos nesses novos lugares, e esta é a realidade dos vários profissionais com os quais trabalhei. Um dos  desafios desse estágio foi o de conciliar as várias agendas dos Programas e Projetos que a gerência a qual eu fui lotada participa, a Nutrição dentro da saúde Publica tem um papel crucial e está cada vez mais presente nas ações de Promoção da Saúde, principalmente nesse momento que estamos vivendo, onde a obesidade está crescendo em níveis catastróficos. Esse estágio me proporcionou a integração entre os vários conhecimentos técnico científicos adquiridos no curso de Nutrição e a prática profissional na gestão da de ações voltadas para a Promoção da Saúde e Alimentação Saudável e Adequada com foco, nas Doenças e Agravos crônicos não transmissíveis. Por fim, percebo o quanto eu cresci profissionalmente e pessoalmente com esse estágio, tive aproximação com profissionais de diversas áreas esse contato multiprofissional me fez ter um olhar diferenciado principalmente na linha de cuidado de obesidade, onde o tratamento deve enxergar a doença com doda a sua complexidade de multifatores e por isso, abordar as diversas áreas de atuação.

Palavras-Chaves: Promoção da Saúde. Crescer Saudável. Ginástica nas Quadras. VIGITEL. Estágio. Nutrição.