Portal de Conferências da UnB, IX Mostra de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de Serious Game para trabalhar o conhecimento de ISTs com a população do Itapoã - DF
Pedro Ricardo Monteiro Teofilo, Beatriz Costa Araújo, Brenda Luiza Vieira Barros, Luiza Cardoso Quintanilha Nogueira, Gabriel Moreira de Jesus Lopes, Leides Barros de Azevedo Moura, Fabiana Giraldes Delaix, Prisicila Rocha de Souza

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são doenças causadas por variados agentes etiológicos, presentes em todas as faixas etárias e gêneros. Representam atualmente  uma grande demanda no setor da saúde e atingem grande parte da população, e podem causar graves danos à saúde. Os “Serious Games” representam uma categoria especial de jogos e por intermédio de uma pedagogia lúdica favorece o processo de aprendizagem. Esses jogos vão além do entretenimento e discutem soluções para promoção da saúde, constróem novos comportamentos de saúde, aprofundam conhecimentos, treinam novas habilidades de promoção da saúde,  e ativam protagonismos por parte dos participantes. Objetivo: Relatar a  experiência da aplicação de um jogo educativo de tabuleiro (Serious Game) desenvolvido pelos estagiários de enfermagem do 9º semestre em resposta à demanda apresentada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 01 do Itapoã. A construção do jogo teve como objetivo conseguir despertar a atenção dos participantes para a importância da sexualidade segura, da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, da educação em saúde promovendo o autocuidado do corpo. Método: O desenvolvimento e  a construção do jogo de tabuleiro “ISTrilhas: caminhos para a saúde sexual” foi baseado em revisão de literatura e diálogos com a preceptora, docentes e usuários da UBS.  O projeto piloto do jogo foi desenvolvido de maneira a dar protagonismo aos participantes e incentivando a colaboração de todos durante a partida. O maior desafio no desenvolvimento do trabalho foi articular uma estratégia para que os participantes que eram pré-adolescentes e adolescentes pudessem se envolver de uma maneira colaborativa e não competitiva durante a partida. O “ISTrilhas: caminhos para a saúde sexual” é um jogo de tabuleiro, composto por 30 cartas-quiz contendo conteúdos essenciais sobre o tema baseado em evidências e trabalha com o conceito de quatro grupos, denominados “Unidades Básicas de Saúde”, que podem se ajudar durante a partida para cumprir a tarefa de prevenir a disseminação de falsas informações sobre saúde sexual e reprodutiva. . Resultados: Aplicou-se o jogo “ISTrilhas: caminhos para a saúde sexual” com alunos de 11-16 anos, em uma escola de ensino fundamental do Itapoã após autorização da diretora e dos participantes. Obteve-se uma avaliação positiva da jogabilidade do “ISTrilhas: caminhos para a saúde sexual” e foi constatado um maior interesse pelo tema, inclusive com perguntas posteriores e informações sobre os serviços disponíveis na UBS. Além de abordar o tema proposto, o jogo favoreceu a interação social entre os participantes e o fortalecimento do vínculo entre saúde e educação e do Programa Saúde na Escola (PSE). Finalmente, a experiência também foi prazerosa para os facilitadores do jogo pois puderam dialogar com os alunos de uma forma lúdica, interativa e que favoreceu  o esclarecimento de dúvidas dos participantes segundo suas necessidades. Algumas cartas foram revisadas a posteriori em detrimento da densidade de informações que elas continham. Considerações finais: Conclui-se que o “ISTrilhas: caminhos para a saúde sexual” tem um grande potencial para a promoção da saúde na comunidade e que a enfermagem pode construir ferramentas pedagógicas que favoreçam a educação em saúde. A atividade demonstrou que os profissionais da saúde podem ampliar a inserção no território por intermédio do uso de um “Serious Game” Os próximos passos para melhoria da intervenção envolve testar a compreensão do jogo com outros grupos visando aperfeiçoar o conteúdo das cartas e a dinâmica cooperativa do jogo.