Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE: CONSTRUÇÕES NA FORMAÇÃO COMO CAMINHO DA HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE
Ana Beatriz Duarte Vieira, Leides Barroso Azevedo Moura, Alexandre Staerke Vieira de Rezende, Patrícia Falcão Paredes Marques, Laís Oliveira, Valéria Vargas da Costa

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tecnologias que tem como concepção fortalecer e promover o desenvolvimento do potencial humano. Tem como foco a promoção da saúde que privilegia os princípios da integralidade do ser humano, compreendendo-o na sua totalidade e da sustentabilidade da vida. Entendem-se as PICS como ferramentas terapêuticas de promoção da saúde que possibilita o fortalecimento da capacidade de protagonismo e estimula a corresponsabilidade na promoção, recuperação e humanização da saúde, além da prevenção de agravos.  Este relato tem como objetivo apresentar a relação das atividades de aprendizagens ativas articuladas pelo ensino-serviço-comunidade que abordam a temáticas das PICS. É ofertada na disciplina Cuidado às Saúde do Adulto e Idoso para os estudantes do Curso de Graduação de Enfermagem da UnB. Os acadêmicos são inseridos nas atividades nos cenários de prática modeladas por conteúdo teórico-prático baseado em evidências. Adota-se estratégias metodológicas em parceria com coordenadores e facilitadores das PICS da Secretaria Distrital de Saúde, análise do vídeo-documentário sobre as PICS no SUS-DF, roda de vivências de automassagem, roda de conversa sobre escuta sensível e qualificada, inserção na prática de Lian Gong na UBS/Itapoã, visita técnica orientada ao Centro Regional de PIS e realização de sínteses teóricas com registros fotográficos. Os resultados apontam para uma ampliação da consciência do acadêmico acerca da mudança no modelo de atenção focado em uma abordagem integrada e integral das necessidades de saúde da pessoa, família e comunidade. A visão ecológica humana possibilita mudanças de comportamento em direção ao autocuidado e corresponsabilização para a promoção da qualidade de vida e saúde. Conclui-se que a sensibilização em PICS para os futuros profissionais fortalece o modo de pensar e agir, individual e coletivo, para a promoção da saúde e sua determinação social. Para a enfermagem representa novos olhares sobre maneiras de cuidar em saúde.

Palavras-chave: humanização, autocuidado, promoção da saúde, empoderamento.



Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Política Nacional de Humanização PNH-SUS.1. ed. 1 reimpressão. Brasília, 2013.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Saúde. Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde: PDPIS/ Secretaria de Estado de Saúde. Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde. Gerência de Práticas Integrativas em Saúde – Brasília: FEPECS, 2014.73 p.