Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
A Política das Políticas Públicas: Uma análise premilinar da gênese do Plano Juventude Viva como agenda para enfrentar a violência letal contra jovens negros no Brasil
Claudio Roberto Stacheira, Leides Barroso Azevedo Moura

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


O desenvolvimento se refere a pessoas, não a objetos (MAX-NEEF, 1993). Nessa premissa o presente trabalho tece uma análise preliminar descritiva do processo de formulação da agenda pública contemporânea de enfrentamento à violência letal contra jovens negros no Brasil. Considera a trajetória de construção do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra - Plano Juventude Viva (PJV), criado pelo Governo Federal em 2013. Os homicídios são a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem principalmente jovens negros do sexo masculino, que vivem nas periferias e áreas metropolitanas das grandes cidades. Nas últimas décadas o enfrentamento a essa letalidade tem sido uma demanda do movimento social negro. A trajetória do tema até sua afirmação como política pública percorreu vários momentos, destacando-se a articulação da sociedade civil em torno do I Encontro Nacional de Juventude Negra no ano 2007, precedido de etapas estaduais, regionais e municipais. Em seguida alcançou a Conferência Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude e um Grupo de Trabalho de prospecção desta política, nos quais deram-se intensos tensionamentos entre sociedade civil e governo federal para a concepção do Plano. Estes, principalmente, são identificados no presente estudo como um conjunto preliminar de fatores que influenciaram a inserção da violência letal de jovens negros como problema social na agenda prioritária no governo federal. O estudo de caso utilizou como método a análise documental, concluindo que a entrada dessa pauta para a agenda de políticas públicas deu-se pela convergência entre um conjunto de fatores, em um momento histórico favorável, de forma processual e progressiva, contrariando um status quo do Estado e da sociedade que ao longo do tempo naturalizou a violência contra essa população e, apesar do aparente reconhecimento de mérito, mantém o tema pouco permeável às políticas públicas setoriais.

 


Referências


BRASIL, Secretaria Geral da Presidência da República. Caderno de resoluções da 1ª Conferência Nacional de Juventude. Brasília: Conjuve e SNJ/SG/PR, 2008. Disponível em http://www.secretariageral.gov.br/.arquivos/imagens-publicacoes/29%20Resolucoes%20e%20Balanco.pdf, acessado em 03/01/2016.

BRASIL, Secretaria Geral da Presidência da República. Plano Juventude Viva: Guia de Implementação para Estados e Municípios. Brasília: SNJ/SG/PR, 2014. Disponível em http://juventude.gov.br/juventudeviva/, acessado em 10/12/2015.

BRASIL, Ministério da Justiça. Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídio para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios. Brasília: DEPRO/SENASP/MJ, 2016. Resposta à manifestação via Lei de Acesso à Informação. Despacho nº 141/2016/DEPRO/SENASP, recebido em 19/04/2016.

BRASIL, Presidência da República/Secretaria Geral. Ìndice de vulnerabilidade juvenil à violência e desigualdade racial 2014. Brasília: Presidência da República, 2015.

ENJUNE. Relatório final: Propostas aprovadas na plenária final do Encontro Nacional de Juventude Negra (ENJUNE). Lauro de Freitas (BA): Coordenação nacional, 2007. Disponível em http://www.institutobuzios.org.br/documentos/I%20ENJUNE_RESOLU%C3%87%C3%95ES.pdf, acessado em 03/01/2016.

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Guia municipal de prevenção da violência letal contra adolescentes e jovens. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2012.

GOMES, Romeu et al. Êxitos na prevenção da violência. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/Claves, Hucitec, 2010.

JUVENTUDE.BR. As várias formas de mudar o Brasil. Edição Especial para a 3ª Conferência Nacional de Juventude. Brasília, Dezembro de 2015.

MAX-NEEF, Manfred A. Desenvolvimento a escala humana: concepção, aplicação e reflexões posteriores. Tradução Rede Viva; Blumenau: Edifurb, 2012.

Observatório de Juventudes Negras. Juventudes Negras do Brasil: trajetórias e lutas. 1ª edição. Articulação Política de Juventudes Negras: São Paulo, 2012.

SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2015. Brasília: Secretaria Geral da Presidência da República, 2015.