Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM ESTUDO COM IDOSOS E CRIANÇAS NO PARANOÁ-DF
Kleber Henrique Lima, Kelly Christine Marques de Castro, Rayane Barbosa Monica, Thálita Costa Piquiá, Jéssica Amorim Viera, José Sobrinho Barros, Elza Maria de Souza

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


APRESENTAÇÃO

Este estudo traz os resultados da avaliação de um projeto de extensão intergeracional desenvolvido na Federação Bandeirantes do Paranoá, onde crianças adolescentes e idosos compartilham história de vida em sessões realizadas quinzenalmente desde 2015, com o intuito de promover a saúde desses grupos etários.

OBJETIVO

Verificar se a estrutura física da Federação Bandeirantes do Paranoá e o projeto intergeracional nela desenvolvido seguem os critérios de ação promotora da saúde na perspectiva dos profissionais e dos usuários da instituição.

MÉTODO

Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido em duas etapas: primeiro realizada a avaliação da estrutura física da instituição, junto com as crianças e adolescentes do projeto, para a qual foi utilizado um roteiro tipo “check list”.  Na segunda fase foram realizadas entrevistas em profundidade com 11 idosos, 33 crianças e adolescentes e 5 informantes-chave, no período entre abril a dezembro de 2016.

RESULTADOS

Em relação a estrutura física, observou-se vários aspectos positivos com destaque para ventilação, iluminação, limpeza e organização. Contudo, observou-se que vários aspectos comprometem a qualidade do ambiente tais como: bancos desconfortáveis e imperfeições no piso, o que pode vir a causar acidentes.

Para os idosos a experiência foi positiva com destaque para o afeto às crianças e possibilidade de novas amizades. Na opinião das crianças houve aprendizado sobre o passado e melhora da relação familiar. E como negativo destacam o barulho.

Para os profissionais os pontos positivos são a troca de conhecimentos entre os participantes e como negativos o pouco diálogo com os profissionais.

CONCLUSÃO

Os resultados mostram que na estrutura física há uma tendência de ser promotora de saúde, caso os aspectos negativos sejam corrigidos.

Os aspectos positivos sobrepõem os negativos, pois, promovem empoderamento das crianças e dos idosos. A avaliação contribuiu para o amadurecimento de todos e aperfeiçoamento do as ações de promoção de saúde.