Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
Terapia Comunitária Integrativa como Componente Curricular e a Promoção do Bem-Estar Mental
Muna Muhammad Odeh, Helenice Alves Pereira Bastos

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


Apresentação

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (BRASIL, 2018).  Ela “... atua para construção de laços sociais, apoio emocional, troca de experiências e prevenção ao adoecimento (...) se divide em cinco passos semi-estruturados – acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização, rituais de agregação e conotação positiva – fáceis de aprender e de se difundir como instrumento de promoção da saúde e autonomia do cidadão” (Ibid). No âmbito da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília a TCI foi ofertada como Curso contendo a Roda de TCI em 2015. (ODEH, 2015).

Objetivos

Apresentar a experiência de integrar a TCI como componente da disciplina Saúde Mental em Saúde Coletiva (SMSC) e, uma síntese da avaliação de discentes da Roda TCI.

Metodologia

Sistematização dos depoimentos sobre a TCI no âmbito da disciplina SMSC e sua relação com a promoção do bem-estar mental.

Resultados e discussão

Desde 2015 a TCI é componente curricular da disciplina SMSC em nível de graduação na UnB.  Fundamentar a TCI como componente de uma disciplina aumenta seu potencial de efetivar a promoção da saúde mental tanto na dimensão subjetiva como a coletiva. Entendemos que as duas dimensões são interligadas o que foi corroborado pelos depoimentos de discentes:

“A horizontalidade da Roda permite a expressão de sentimentos de maneira leve e receptiva trazendo um efeito terapêutico ao mesmo tempo que as questões individuais acabam por tomar dimensões coletivas o que rompe com as estruturas de dependência e promove a autonomia”

A Roda implica em transformações que despertam para a interdependência:

“Todos saíram da aula com um pensamento diferente sobre ouvir o próximo, lidar com seus problemas emocionais, se identificar com a dor do próximo e superar as dificuldades com determinação”.

Concluímos que a nossa experiência reforça a TCI uma ferramenta para promover a saúde mental universitária.


Referências


BRASIL, Práticas Integrativas e Complementares . http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pic.php?conteudo=praticas_integrativas , acessado em 16.04.2018.

ODEH, MM, Bases da Terapia Comunitária. Resumos do 1º Simpósio Internacional de Práticas  Integrativas  Complementares Baseadas em Evidências. Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1 - s (2015).  DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v9i1%20-%20s.1677