Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE LOCALIZADA EM ÁREA SOCIOECONOMICAMENTE VULNERÁVEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE BRASÍLIA - DF
Lívia Motta Miranda, Rafaelly Stavale, Laurent Philippe Prates Reymond, Mariana Terra Alves de Oliveira, Leides Barrozo Azevedo Moura, Elisângela César dos Santos Anjos, Fabiana Giraldes Delaix, Priscila Rocha de Souza

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


Apresentação

O Programa Saúde na Escola (PSE) pressupõe a vinculação e a interação entre serviços da atenção básica do Sistema Único de Saúde  e da rede de ensino a fim de promover à saúde. Considerando o PSE,  foram realizadas ações para aprimorar o funcionamento do programa durante o exercício do estágio supervisionado dos alunos de enfermagem da Universidade de Brasília em uma Unidade Básica de Saúde.  As atividades foram realizadas em uma região socioeconomicamente vulnerável de Brasília-DF com o intuito de promover o PSE por meio da melhoria da comunicação entre as instituições de ensino e saúde local.

Objetivos

Identificar, descrever, propor e executar soluções para as lacunas comunicacionais interinstitucionais em estudo, visando contribuir para o melhor funcionamento do PSE, da Rede de Atenção à Saúde e das equipes de Estratégia de Saúde da Família(ESF). Atualizar formulário de encaminhamento do aluno, elaborar protocolo de preenchimento e aplicação do formulário atualizado, capacitar os atores da escola ao encaminhamento adequado da escola às equipes da ESF; elaborar mapa ilustrativo da cobertura das equipes da ESF local.

Metodologia

Adotou-se como técnica a observação participante e o Planejamento Estratégico Situacional na construção da intervenção.


Resultados e Discussão

Após as intervenções, os responsáveis pelo PSE vinculados à escola demonstraram maior compreensão acerca do fluxo de encaminhamento do aluno, da cobertura de atendimentos, e do processo de trabalho da ESF. A relevância da situação problema identificada e da intervenção proposta foi demonstrada no interesse da Gestão Distrital de Saúde Escolar em adotar o formulário atualizado para a rede de ensino-saúde públicas do DF.

Conclusão

Compreende-se que a eficácia de iniciativas públicas, como o PSE, requer atenção no que tange os aspectos de comunicação entre as instituições de ensino e saúde a fim de assegurar acolhimento humanizado no SUS, promoção e prevenção de saúde contextualizados.


Referências


Brasil (2017). Portaria Interministerial N° 1.055, de 25 de Abril de 2017.

Brasil (2010). Programa saúde na escola.  Brasília-DF: Ministério da Saúde, pp. 1-0.

Kurcgant, P. Gerenciamento em Enfermagem. 1ª edição. São Paulo. Editora: Guanabara Koogant; 2005.

Lakatos, EM; Marconi, MA. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª edição. São Paulo. Editora: Atlas; 2010.

Nascimento, JO; Reis, MP. Planejamento Estratégico Situacional. Revista Liceu On-Line [periódico da internet]. Junho de 2017; (1):86-101. [acesso em 19 de Setembro de 2017] Disponível em <https://liceu.fecap.br/LICEU_ON-LINE/article/view/1721/976>.