Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COMO PROMOTORA DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES
Veridiana Ramalho

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


Apresentação

Esse estudo mostra os resultados da pesquisa iniciada em outubro de 2017 sobre a percepção dos estudantes de saúde em relação à FS Promotora de Saúde.

Objetivos

 

Avaliar se a Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília é um local promotor de saúde sob a percepção dos estudantes.

Método

 

Trata-se de um estudo qualitativo, no qual foram realizados dois grupos focais com estudantes dos cursos de Farmácia e Saúde Coletiva de outubro a novembro de 2017. Para a discussão foi elaborado um roteiro de perguntas com variáveis relativas ao empoderamento dos estudantes, participação social, equidade e integração intersetorial. Verificou-se também a percepção quanto à estrutura física da FS. Para tratamento dos dados realizou-se análise temática e de conteúdo.

 

Resultados e discussão

Foi observado que os participantes do estudo identificam a estrutura física como promotora de saúde. Nota-se deficiência em alguns aspectos como falta de participação nas decisões a eles concernentes, precariedade no atendimento nos departamentos, abstração à alimentação saudável no campus, sobrecarga de conteúdo, pressão por metas estabelecidas e desintegração da comunidade acadêmica, acarretando iniquidade em vários aspectos e comprometendo a saúde mental dos estudantes.

Na fala dos estudantes encontramos empecilhos para que a FS seja promotora de saúde. Assim, apresentamos algumas recomendações de acordo com o que consideraram importantes dentro de uma Faculdade Promotora de Saúde. O estudo permitiu identificar que os estudantes não percebem a FS como Promotora de Saúde quanto aos aspectos mais profundos que correspondem relativos à essência humana.

 

Conclusão

 

Os resultados devem ser vistos com ressalva pela pouca participação dos cursos. No entanto, foi valioso em promover reflexão para a busca de estratégias que toquem profundamente os aspectos considerados essenciais para a promoção da saúde dentro de uma instituição de ensino superior.