Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
A promoção da saúde no centro da politica de saúde dos estudantes da UFRJ
MARIA LUCIA FREITAS DOS SANTOS, Camila Garcia Baz, Luiz Felipe Cavalcanti, Leonardo Bastos Velasco, Renata Almeida Bateira

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


Apresentação

O processo de expansão da Universidade levou a substantiva alteração no perfil discente, permitindo a incorporação de estudantes de diversas regiões do país, alguns oriundos(as) de famílias vulneráveis. Os avanços não vieram acompanhados da ampliação de estruturas de apoio da universidade na mesma proporção. Soma-se aos graves problemas estruturais, a imensa desigualdade que marca o país, o alto custo e a violência que cerca o Rio de Janeiro e região metropolitana, exigindo o enfrentamento institucional. Estabelecer uma politica de Atenção integral a saúde dos estudantes têm sido o grande desafios, ou uma oportunidade de introduzir a cultura participativa e criativa de implementação da politica de saúde integradora, intersetorial, ampla o suficiente para atender as prioridades, além da promoção de ambientes seguros, saudáveis e socialmente estimulantes na universidade.

Objetivo

Elaborar proposta de Política de Atenção Integral à Saúde, identificando os principais desafios institucionais a ser enfrentado, bem como ampliar e integrar as iniciativas e os polos universitarios.

Metodologia

Em resposta a demanda da comunidade Universitária e compromisso da reitoria, a Assessoria Especial do Reitor para Políticas de Saúde (AEPS) e a Pro Reitoria de Políticas Estudantis (PR7) cria-se Grupos de Trabalho, priorizando a saúde mental, atuando em três eixos: promoção e Prevenção; Pesquisa e Informação; Assistência e reabilitação. Encontro semanais para produção de consensos e de ações estratégicas para elaboração da politica de atenção integral de saúde dos estudantes. Participam representantes das PRs1, 2 e 5, Unidades acadêmicas e Decania do CCS, unidades de saúde do Complexo Hospitalar (CH), estudantes.

Resultados e Discussão

Agenda com as COAAS estabelecidas visando fortalecê-las como espaço prioritário de acolhimento; debates envolvendo saúde mental, ambientes saudáveis e rede de atenção; articulação em Rede das iniciativas e espaços de atenção; definição dos temas de pesquisa e criação de sistema de informação integrado ao CH; e reestruturação da Divisão de Saúde dos estudantes (Dsae).

Conclusões

Importante avanço na concepção de saúde, atribuindo centralidade da promoção da saúde na elaboração da política de atenção integral a saúde dos estudantes.