Portal de Conferências da UnB, VIII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

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Comunicação e Cidadania: o olhar dos formandos em Comunicação/UnB entre os anos 2001 e 2011
Dione Oliveira Moura, Liliane Maria Macedo Machado, Rafaella Teixeira Félix, Kelsiane Nunes de Sousa, Johnatan Reis, Emily Almeida Alzarias, Igor Alves de Almeida

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


 

O artigo  apresenta um mapeamento realizado pela equipe de pesquisadores e pesquisadoras do Cedoc/FAC sobre os trabalhos de conclusão de curso produzidos pelos alunos da Faculdade de Comunicação por um período de 10 anos, entre os anos de 2001 e 2011, especialmente os referentes ao tema 'comunicação e cidadania'.  Na amostragem, destacam-se os estudos voltados para a sociedade civil organizada,  os trabalhos que visam criar mecanismos que permitam a manifestação livre dos sujeitos, ou mesmo trazer à tona realidades e lutas sociais por meio de grandes reportagens, produtos radiofônicos e documentários. A sociedade civil Organizada também  é tema de pesquisa bem como sujeito recorrente nos trabalhos. O cotidiano dos atores sociais e suas dificuldades/lutas ganham visibilidade em projetos como os que relatam as condições das mulheres dententas no Distrito Federal. Por fim, é possível identificar, nos projetos de conclusão de curso, o enraizamento destes projetos na participação dos estudantes em projetos de extensão, grupos sociais, grupos de pesquisa ao longo do curso de graduação, a exemplo de trabalhos que relatam experiências em Comunicação Comunitária. Dentre os grandes temas identificados nos projetos de conclusão de curso, identificam-se: Direitos (Direito da criança/ adolescente; Direito ao trabalho; Direito à moradia; Direito a saúde; Direito à Terra). Ainda Direito, legislação e regulação na comunicação (Direito à comunicação; Lei da imprensa; Democratização da comunicação; Regulamentação da publicidade; Ética no Jornalismo e na Publicidade). Também está presente a inclusão vista do ponto de vista de acessibilidade para portadores de deficiência, a inclusão do ponto de vista da igualdade racial e também da inclusão digital. Os temas educação e meio ambiente, da mesma forma, marcam presença nos estudos analisados. Quando observados quanto aos sujeitos/atores sociais evidenciados nos estudos, destacam-se  o olhar sobre atores sociais como o indígena, o Negro/a,   pessoas da Terceira Idade, a mulher, o  imigrante e o Sem Terra, dentre outros. Diante de um leque de opções que congrega tanto linhas teóricas tradicionais quanto as mais recentes, os estudantes, pertençam às habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Audiovisual, permitem-se vôos por searas teóricas distintas. Ainda assim, a pesquisa  identificou tendências e preferências mais usuais feitas ao longo dessa última década, no tema 'comunicação e cidadania'. Nesse sentido, identificamos como mais presentes abordagens teóricos em torno de: Estudos de Recepção; Leitura Crítica da mídia; Teoria do Agendamento; Estudos de Gênero; Mobilização Social; Comunicação no /pelo/para o Terceiro Setor;Jornalismo público; Mídia cidadã; Comunicação Pública; Educomunicação; Análise crítica; Análise do discurso; Comunicação comunitária; Comunicação e Meio Ambiente). A pesquisa apresentada é desenvolvida por equipe de docentes e discentes no Centro de Documentação da Faculdade de Comunicação da UnB (Cedoc/FAC), espaço concebido tanto quanto centro de memória científica e documental da Faculdade, quanto laboratório de pesquisa. O projeto do Cedoc foi materializado no contexto do Projeto ComClick (Edital CAPES 15/2010).

 


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