Portal de Conferências da UnB, 1º Congresso UnB de Contabilidade e Governança - 1st UnB Conference on Accounting and Governance

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Análise da Importância das Competências em Tecnologia e Sistemas de Informação para a Formação de Contadores sob a Perspectiva de Gênero
Liege Moraes do Carmo, Monica Zaidan Gomes, Marcelo Alvaro da Silva Macedo

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este estudo tem como objetivo examinar a importância de se obter competências em Sistemasde Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI) para a formação acadêmica emContabilidade a partir da perspectiva de gênero. A amostra foi composta por alunos do curso degraduação em Ciências Contábeis de seis Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas noestado do Rio de Janeiro, dividos por gênero (masculino e feminino). O instrumento de coleta dedados escolhido foi o questionário, que foi distribuído entre novembro e dezembro de 2014 eteve como base o Currículo Mundial Revisado (CMR) proposto para contadores pelaONU/UNCTAD/ISAR. Os dados foram tratados utilizando-se estatísticas descritivas e o Teste deMann-Whitney. Têm-se como achados que os alunos das IES pesquisadas percebem a elevadaimportância que a posse das competências referentes à SI e TI tem para sua formação acadêmicaindependente da questão de gênero. Em contraponto, infere-se que respondentes do gênerofeminino atribuem maiores níveis de importância para a obtenção de conhecimentos sobresoftwares de comunicação e de uso mais geral enquanto que os do gênero masculino voltam-separa conhecimentos mais específicos aplicados a soluções de negócio.

Palavras-chave


Ciências Contábeis; Competências; Sistemas de Informação; Gênero

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