Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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GESTÃO DOS DADOS DE PESQUISA: OPORTUNIDADES PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Lillian Alvares, Anaiza Caminha Gaspar, Maria de Nazaré Freitas Pereira

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


Analisa casos de sucesso e lições aprendidas disponíveis na literatura sobre compartilhamento, reuso e preservação de dados abertos da ciência nas instituições de ensino superior. O acesso aos dados abertos da ciência abrem questões que necessitam de pesquisa, como por exemplo, novas concepções de bancos de dados onde pesquisadores avaliam a qualidade, procedência e confiabilidade dos dados. Neste contexto, torna-se decisivo o estabelecimento de infraestrutura eletrônica capaz de fazer face aos imensos desafios existentes. A complexidade do tema atinge igualmente a necessidade de desenvolvimento de abordagens que proporcionem a descoberta de dados em todas as disciplinas. Cabem aos provedores de infraestrutura de dados científicos globais e entidades de financiamento encorajar o fácil acesso aos recursos de informação, promovendo capacitação profissional e mecanismos de reconhecimento que incentivem o compartilhamento de dados. Diferentemente das publicações científicas, os dados de pesquisas exigem cuidados especiais para a articulação de uma agenda comum, envolvendo entidades financiadoras, pesquisadores e instituições produtoras. O espaço de curadoria, incluindo a descoberta e compartilhamento dos dados, vem sendo pouco a pouco ocupado pelos centros e bibliotecas que desenvolvem repositórios e sistemas de informação sincronizados para registro e divulgação de dados.


Palavras-chave


Ciência aberta. Repositórios de dados de pesquisa. Cientista de dados. Bibliotecários de dados. Infraestrutura para garantia do acesso de dados aberto.