Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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Percepção da comunidade acadêmica da Universidade de Brasília sobre a coleta seletiva solidária e resíduos sólidos
Filipe Macedo, Izabel Zaneti, Gleidson Oliveira, Thamires Pinheiro, Maria do Socorro

Última alteração: 2017-12-12

Resumo


O presente artigo busca compreender a percepção da comunidade acadêmica da Universidade de Brasília - UnB, no campus Darcy Ribeiro, sobre a Coleta Seletiva Solidária, como também a geração de resíduos no ambiente universitário. A metodologia teve como base a ferramenta Google formulários para elaboração de uma enquete on-line, sendo disponibilizadas as informações do preenchimento do questionário enviado via e-mail aos técnicos administrativos, estudantes e professores. O questionário foi aplicado: 1 - Na forma de QRcode em cartazes espalhados pelo campus Darcy Ribeiro e, 2 - Em abordagens presenciais, respondidos com auxílio de estagiários do Núcleo da Sustentabilidade - UnB e alunos do Projeto Rondon. Foram aplicados 148 questionários on-line e 52 presencialmente, totalizando 200. Os entrevistados responderam que: 95% sabem a diferença entre resíduos secos e orgânicos, 61% sabem que a maior quantidade de resíduos secos gerados no campus é papel, o que corresponde à realidade; 85% tem conhecimento da diferença das cores e categoria das duas lixeiras. Quanto à destinação final 53,5% afirmam que os resíduos da UnB vão para o Aterro Controlado do Jockey, 25% para a Cooperativa de Catadores e, 16,5% para o Aterro Sanitário sendo que este entrou em funcionamento depois desse estudo no dia 18/01/17.  Sobre a Coleta Seletiva Solidária, 56,6% afirmam saber do que se trata, no entanto, apenas 19,5% percebem sua existência no campus Darcy Ribeiro. Conclui-se, que, apesar de todo o trabalho de educação desenvolvido durante os últimos anos na UnB observa-se que há um potencial muito grande a ser trabalhado em relação à comunidade acadêmica, pois eles percebem a existência da coleta seletiva, mas na prática ainda misturam os resíduos aos descartarem nas lixeiras. A mudança de hábitos, de atitudes e comportamentos são mudanças muito intensas que devem ser incorporadas e conscientizadas como algo importante para a vida e para a sustentabilidade do meio ambiente.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Coleta Seletiva Solidária; Percepção Ambiental; Comunidade Acadêmica UnB.

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