Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

Tamanho da fonte: 
Módulo Agroecológico PAIS: desenvolvimento sustentável de pequenos agricultores, melhoria da saúde e qualidade de vida.
Mariza Fordellone Rosa Cruz, LEIA DE SOUZA ALCANTARA, Lorena Brito Fernandes, Bruna da Cruz Busetti, Luiz Henrique Moreira Soares, João Paulo Pirolla, Bruna Fermino Pinto, Aline Garcia da Silva, Natanne Terumi Miasaki, André Marchi

Última alteração: 2017-09-03

Resumo


O presente relato, visa colaborar com a disseminação de informação a respeito de um trabalho agroecológico, desenvolvido no município de Brejinho de Nazaré/TO, que localiza-se a uma latitude 11º00'00" sul e a uma longitude 48º33'56" oeste, e está a uma altitude de 247 metros. Dessa forma, objetiva-se demonstrar o potencial desse projeto que pode proporcionar melhoria da saúde e qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável de pequenos agricultores.

O Programa social, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) foi desenvolvido no Brasil pelo o agrônomo Aly Ndiaye, iniciou-se na região de Teresópolis no Rio de Janeiro. Essa prática agrícola reúne diversos aspectos agronômicos ecológicos e socioeconômicos para a produção de alimentos e serviços. Com técnicas simples e muitas já conhecidas pelo agricultor.

O plantio é diversificado, sem a utilização de defensivos agrícolas o que reduz a dependência dos mesmos, e procura promover uma lavoura sustentável em equilíbrio com a natureza. Além de apoiar o correto manejo dos recursos naturais, evitando o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor (FREITAS et al., 2013).A finalidade do PAIS é a preservação do meio ambiente, sendo assim, prioriza um sistema agrícola integrado entre si, onde a sustentabilidade da produção é dependente de um bom manejo (PATRÍCIO et al., 2011).

O trabalho foi realizado para público alvo geral no município de Brejinho de Nazaré – TO no Centro de Referencia da Assistência Social, e foi desenvolvido como oficina prática/teórica, ministrada entre os dias 25 e 26 de janeiro de 2017. Em nossas oficinas, explicamos o que é o PAIS, como ele funciona, como construir, e também como manejar corretamente. Para tanto, fizemos uso de materiais de fácil acesso e baixo custo. Parte foi adquirida com auxílio da prefeitura, bem como através de doações, o restante foi obtido de uma mata, onde buscamos folhas de piaçava e bambus. A comunidade se mostrou participativa, totalizando um público de 46 pessoas, o que foi proveitoso para todos nós. Alguns nos disseram que iriam desenvolver em suas propriedades,  o que foi aprendido, por se tratar de um projeto que exige uma área pequena, ser de fácil manejo e ter um bom retorno. Com isso, entendemos a necessidade de transmitir nossas experiências para que mais pessoas possam ter acesso a esse tipo de trabalho e possam desenvolvê-lo também.

 


Palavras-chave


Palavras chaves: agroecologia, Projeto PAIS, sustentabilidade

Texto completo: PDF