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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO E CÂNCER DE MAMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Vitória Carla Conceição Almeida, Raphael Henrique Gomes da Costa, Andréa Gomes de Souza, Adriano Bento Santos, Emmanuela Kethully Mota dos Santos, Gabriel Henrique de Lima, Jose Eduardo Garcia, Rayanny Rafaella de Andrade Lima, Taiza Gomes Santos, Valeria Bezerra da Silva

Última alteração: 2017-09-27

Resumo


Introdução: O câncer de mama e o câncer do colo uterino (CCU) apresentam-se como importantes problemas de saúde pública mundial, principalmente nos países menos desenvolvidos. No Brasil, o câncer de mama corresponde a cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano, e mesmo sendo raro pode acometer homens. O CCU é o segundo câncer que mais acomete as mulheres e o terceiro mais letal. É uma neoplasia que pode ser prevenida através de atividades de educação em saúde e sua prevenção secundária também é possível, pois esse tipo de câncer possui etapas bem definidas com a progressão lenta de suas lesões e sua detecção em fases iniciais através do exame ginecológico, a torna curável. Objetivo: Relatar a experiência de integrantes de um projeto de extensão nas atividades de educação em saúde voltadas à prevenção do câncer de colo uterino e de mama. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades de educação em saúde desenvolvidas por acadêmicos e professores da Universidade Federal de Pernambuco, durante a Operação do PROJETO RONDON na cidade de Aliança do Tocantins – TO, no ano de 2017. As ações foram realizadas através do uso de apresentação em slides contendo ilustrações e conteúdo pertinentes à temática. Além disso, foi utilizada uma peça que mimetizava a mama e instrumentos utilizados no exame preventivo. Resultados: Foram realizadas atividades educativas no Hospital da cidade, na Academia da Saúde e nos assentamentos P. Arlindo e Umuarama. As atividades foram desenvolvidas visando à prevenção do CCU e câncer de mama e contou com a participação de homens e mulheres de várias faixas etárias. As ações foram iniciadas com o acolhimento dos usuários de saúde. Em seguida, foram discutidos os fatores de risco, sinais e sintomas, estratégias de prevenção, diagnóstico e o tratamento do CCU e câncer de mama. Todos os participantes se mostraram interessados nas atividades e interagiram bem com os integrantes do grupo, estabelecendo assim, espaços de ensino aprendizagem favoráveis, onde todos os envolvidos trocaram experiências e obtiveram maior conhecimento sobre o tema. Conclusão: Tendo em vista a participação da população nas atividades propostas, foi possível verificar a importância das atividades educativas na prevenção do CCU e câncer de mama e que esta é uma ferramenta fundamental que pode e deve ser utilizada pelos profissionais da atenção básica.


Palavras-chave


Educação em Saúde;Neoplasias do Colo do Útero; Enfermagem

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