Portal de Conferências da UnB, 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo

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Considerações sobre a legitimação do jornalismo
Guilherme Guerreiro Neto

Última alteração: 2012-11-06

Resumo


Busca-se neste artigo problematizar os conceitos de legitimação (processo) e legitimidade (atributo) no âmbito do jornalismo. Vinculados inicialmente à sociologia política e a uma instituição específica, o Estado, ganham sentido mais amplo na sociologia do conhecimento de Berger e Luckmann, passando a referir-se às instituições sociais em geral. O jornalismo como instituição passa por dois processos de objetivação da realidade: institucionalização e legitimação. A legitimação é entendida como explicação e justitificação da ordem institucional. Apontam-se aproximações e distanciamentos entre legitimação/legitimidade e os conceitos de capital social e simbólico, de Bourdieu, e credibilidade, este historicamente caro ao jornalismo. Ainda que a legitimidade seja atributo concedido pela sociedade, o discurso de legitimação do jornalismo aparece como forma de convencer sobre a importância da instituição.

Palavras-chave


jornalismo; legitimação; legitimidade; instituição; credibilidade

Texto completo: ARTIGO