Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

As Comunicações Livres destinadas ao 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo que estiverem adequadas às regras estabelecidas na chamada de trabalho serão avaliadas em seu mérito científico por pelo menos dois pareceristas indicados pela Diretoria Científica dentre os associados plenos (doutores) da SBPJor ou por doutores pareceristas ad hoc.

Serão consideradas aprovadas as Comunicações Livres que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista ou, havendo necessidade, pela Diretoria Científica.


As Comunicações Coordenadas destinadas ao 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, as quais estiverem adequadas às regras estabelecidas na chamada de trabalho, serão avaliadas em seu mérito científico por pelo menos dois membros do Conselho Científico da SBPJor ou da Diretoria Executiva da entidade.

Serão consideradas aprovadas as Coordenadas que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro membro do Conselho Científico ou, havendo necessidade, pela Diretoria Científica.

A proposta de Coordenada poderá ser aprovada no todo ou em parte, havendo possibilidade de recusa individual.
Se os trabalhos não forem aprovados como Coordenada, mas o forem individualmente, serão automaticamente distribuídos entre as Comunicações Livres.

Serão considerados aprovados os trabalhos que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista ou, havendo necessidade, pela coordenação do II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo.

Os trabalhos que estiverem fora do tamanho e/ou não cumprirem os itens obrigatórios não serão submetidos à avaliação.


Todos os trabalhos serão enviados aos avaliadores sem identificação de autoria, no sistema de avaliação cega.